Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Guia completo sobre energia solar para iniciantes

Guia completo sobre energia solar para iniciantes

Deseja investir em energia fotovoltaica, mas ainda não conhece muito bem o sistema?

Reunimos as principais informações sobre os sistemas fotovoltaicos neste guia de energia solar super prático.

Com isso, você será capaz de entender melhor seu funcionamento e decidir de uma vez se vale realmente a pena fazer o investimento. Boa leitura!

Vale a pena investir? Confira neste guia de energia solar

Com o crescente aumento nas tarifas energéticas, os consumidores e empresas estão buscando alternativas para a energia fornecida pelas companhias.

A principal alternativa, sobretudo no Brasil, é a energia solar.

Afinal, como o país possui altos índices de luz solar durante todo ano (mesmo no inverno), os níveis de produção energética através de sistemas fotovoltaicos acabam sendo suficientes para atender as demandas dos clientes.

Entretanto, devido ao alto investimento, algumas pessoas ainda ficam receosas se realmente vale a pena investir em energia solar.

Nossa resposta é: com certeza!

Ao adotar esse modelo de fonte energética, você garante uma gigantesca economia com gasto com energia elétrica — precisando apenas pagar as companhias taxas mínimas ou, quando for necessário, o valor consumido durante períodos de pouca geração individual.

Inclusive, a economia é tanta que todo valor investido no sistema é recuperado em até 5 anos em média!

Como funciona o sistema de energia fotovoltaica?

O sistema de energia solar funciona assim: as placas solares captam a luz do sol,  transformando-a em energia elétrica.

Em seguida, a energia gerada é enviada para o inversor interativo (também presente no sistema), responsável por adaptar a energia elétrica para o consumo nas residências.

Além disso, esse equipamento injeta na rede elétrica a energia excedente ou retira da companhia energia, quando a quantidade produzida pelo sistema não for suficiente para atender o consumo da empresa ou residência.

Para captar o máximo de energia solar, as placas são normalmente instaladas nos telhados — mas sua posição depende do estudo realizado pela empresa durante a etapa de planejamento.

Vantagens

A principal vantagem da energia solar — e o maior motivo para consumidores e empresas investirem no sistema — é a economia de mais de 90% na conta de luz.

Contudo, a solução também pode proporcionar aos seus investidores outros benefícios incríveis!

São eles:

  • Maior proteção contra a inflação elétrica;
  • Retorno sobre o investimento;
  • Alta durabilidade (até 25 anos) e pouca manutenção;
  • Benefícios fiscais;
  • Valorização do imóvel.

Além disso, as empresas que adotam a energia solar garantem uma imagem mais sustentável no mercado, que a cada dia está sendo mais exigida pelos consumidores.

Tipos de sistemas solares

Existem três tipos de sistemas fotovoltaicos:

  • On-grid: conectado à rede elétrica, que recebe os excedentes energéticos gerados e entrega energia durante períodos de baixa produção.
  • Off-grid: não estão conectados à rede elétrica, assim, o excedente energético é armazenado em baterias presentes no sistema;
  • Híbrido: ainda que sejam conectados à rede elétrica, estes sistemas possuem baterias para armazenar parte do excedente energético.

Orçamento e instalação

O valor de um sistema fotovoltaico depende de inúmeros fatores, como quantidade de placas necessárias para suprir a demanda do cliente e qualidade dos materiais.

Desse modo, para descobrir quanto realmente custa instalar a energia solar em sua residência ou empresa, é necessário entrar em contato diretamente com uma fornecedora.

Na Stoyan Energia Solar, nós realizamos uma visita técnica no local onde será instalado o sistema, para descobrir as necessidades do cliente e características energéticas.

Caso o orçamento seja aprovado, em pouco tempo nossos clientes começarão a utilizar o sistema, pois outra vantagem da energia solar é a rápida instalação.

Gostou do artigo? Leia também:

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...