Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Estudo de Caso: Antes e Depois da Energia Solar nas empresas

Estudo de Caso: Antes e Depois da Energia Solar nas empresas

Atualmente, a energia solar nas empresas está em alta, principalmente graças aos benefícios financeiros e os aumentos constantes das tarifas energéticas. 

Contudo, será que os empreendimentos que adotaram a produção própria de energia sentiram diferença? Valeu mesmo a pena? 

Para mostrar os resultados que sua empresa pode conquistar com a energia solar, montamos esse estudo de caso! Descubra os impactos aproveitados por quem adotou a solução e se convença de uma vez a realizar o investimento.

Boa sorte! 

Energia solar em empresas: solução sustentável para o consumo energético

De acordo com um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os gastos com energia elétrica representam mais de 40% dos custos de produção de empresas e indústrias.

E com o aumento das bandeiras de energia elétrica, a tendência é que esse insumo represente gastos ainda mais altos para as despesas.

Como consequência, o lucro da empresa acaba sendo prejudicado, sobretudo se as vendas não acompanharem esse crescimento.

Diante desse cenário de constantes aumentos nas tarifas de energia elétrica e valores dos demais insumos, os empreendedores estão buscando alternativas para reduzir os custos e equilibrar o faturamento.

A energia solar em empresas é uma das alternativas mais buscadas para reduzir os custos energéticos!

Além de otimizar o orçamento das empresas e indústrias — dado que os processos de produção utilizarão energia produzida nos sistemas particulares — a alternativa também é uma excelente forma de reduzir os impactos ambientais.

Afinal, a energia solar é renovável e sua geração não prejudica o meio ambiente, diferente das hidroelétricas e termelétricas, atualmente utilizadas pelas companhias devido às secas.

Como funciona a energia solar em empresas

O funcionamento do sistema fotovoltaico é bem simples:

  • Os painéis solares são instaladas no local mais adequado, determinado durante o processo de elaboração do projeto;
  • Assim que os raios solares começarem a incidir sobre as placas, o sistema inicia a captação de energia;
  • Em simultâneo ao processo de captação, ocorre o consumo da energia produzida, permitindo que os clientes utilizem quanto antes o sistema;
  • Caso o sistema possua baterias, estas serão alimentadas pela captação, mantendo o consumo normal, ainda que haja queda no fornecimento.

Como o sistema fotovoltaico é alimentado pelos raios solares, a energia captada varia conforme a intensidade da luz no momento.

Inclusive, por isso é extremamente recomendado adicionar ao seu projeto baterias, que ficarão responsáveis por armazenar energia e socorrer os consumidores durante períodos de baixa geração, como a noite.

O processo de funcionamento apresentado acima também ocorre nos sistemas de energia solar em empresas, alimentando os setores com eletricidade sustentável e renovável.

Etapas do processo de instalação de um sistema fotovoltaico

Para implementar a energia solar na empresa, é preciso passar pelas quatro etapas abaixo:

Elaboração do projeto

Cada empresa, indústria, agronegócio e até mesmo residência possui características e necessidades energéticas próprias.

Por exemplo, o consumo de uma grande indústria produtora de alimentos será bem mais elevado que o de uma pequena loja de comércio.

Então, antes de instalar o sistema fotovoltaico é necessário conhecer todas as particularidades da empresa, de modo que a energia produzida atenda sua demanda.

Para isso, a empresa responsável pelo sistema manda um especialista para realizar uma visita técnica no local e descobrir essas particularidades.

Após a visita técnica, são levantadas as premissas de dimensionamento do sistema energético atual da empresa. Ou seja, tipo de tarifa, faturamento, consumo de energia mensal, tarifa média, entre outros.

Ademais, a equipe realiza um dimensionamento da área da empresa, para determinar o melhor sistema e a localização ideal para instalação dos painéis solares.

Fornecimento dos equipamentos

Assim que o cliente aprova o projeto criado pela equipe especializada, a empresa responsável pelo sistema solicita os equipamentos necessários para os fornecedores.

Lembrando que os equipamentos incluídos dependem também das necessidades levantadas pelo estudo técnico — assim como o orçamento da sua empresa.

De modo geral, adicionar as baterias nessa lista é uma excelente forma de garantir sempre a produtividade, especialmente nas épocas de menor incidência solar e níveis mais baixos de produção.

Instalação

Durante a etapa de instalação, não apenas os equipamentos do sistema são devidamente organizados, como também  são resolvidos os trâmites com a concessionária de energia da região.

Contudo, fique tranquilo! Assim como o contato com os fornecedores das peças, esse processo também é realizado pela empresa responsável por seu sistema de energia solar.

Tudo certo com a companhia? Então, está na hora de iniciar a instalação dos equipamentos!

Devido à agilidade desse processo, em pouco tempo sua empresa poderá aproveitar a energia solar gerada pelo sistema fotovoltaico.

Manutenção

Outra excelente característica e vantagem da energia solar em empresas é o que o sistema necessita de pouca manutenção — além de possuir alta durabilidade e resistência.

Contudo, é recomendado realizar periodicamente uma manutenção preventiva dos equipamentos, eliminando as sujeiras acumuladas nas placas solares e verificando se o desempenho corresponde ao seu tempo de operação.

Afinal, ainda que seja esperado um decaimento dos níveis de geração, resultados mais baixos podem significar falhas no sistema.

Essa manutenção preventiva também é realizada pela empresa fornecedora do seu sistema e os consertos necessários podem ser cobertos pela garantia das peças.

Motivos que levam as empresas a investirem em energia solar

A energia solar nas empresas é uma tendência esperada para os próximos anos, devido ao aumento de duas necessidades importantes.

Veja abaixo quais são elas:

Economia dos custos de produção

O principal objetivo da maioria das empresas é reduzir os custos de produção sem prejudicar a produtividade e, consequentemente, aumentar o lucro do negócio.

Ainda que necessite de um alto investimento, a energia solar nas empresas é uma excelente aliada na concretização dessa meta.

Afinal, os sistemas fotovoltaicos ajudam a diminuir as despesas com energia elétrica pública e, com o passar do tempo, a economia proporcionada pela solução acaba compensando o valor investido na sua instalação.

Com isso, cada vez mais as empresas estão adotando a energia elétrica como uma alternativa aos insumos gerados e entregues pelas companhias.

A tendência é que essa busca continue apenas crescendo, sobretudo com o aumento constante nas tarifas energéticas, devido aos índices baixos das hidrelétricas e a necessidade de acionar as termelétricas.

Preocupação com sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das preocupações mais vigentes atualmente, tanto nos governos e organizações políticas, como entre os consumidores.

Sendo assim, muitas pessoas estão optando por consumir produtos e serviços apenas de empresas que adotam processos mais sustentáveis em sua produção, atendimento e demais setores.

Por exemplo, os clientes preferem comprar determinado produto de uma empresa que destina parte dos lucros para reflorestamento ambiental — mesmo não sendo a opção mais barata do mercado.

Uma forma de adaptar seu negócio aos parâmetros sustentáveis é adotando fontes energéticas renováveis e limpas, como a energia solar em empresas!

Inclusive, junto a redução dos custos produtivos, esse é outro motivo comum entre os empreendedores que buscam essa solução para os seus negócios.

Até porque, a empresa não apenas passa a atrair os consumidores preocupados com o meio ambiente e melhora a imagem no mercado, como também ajuda a reduzir os impactos gerados pela indústria.

Sem falar que a energia solar em empresas é uma alternativa bastante vantajosa para todos os envolvidos, inclusive o seu negócio!

Como a decisão por energia solar impactou no negócio

Visando suprir as necessidades acima, as empresas estão investindo bastante em energia solar.

Entretanto, além de alcançar os objetivos acima, a decisão de adotar os sistemas fotovoltaicos também está proporcionando outros excelentes resultados aos negócios.

São eles:

Redução estratégica de custos

O principal impacto gerado nas empresas que adotam energia solar é a redução das despesas energéticas da companhia.

Algumas empresas apontam reduções de até 90% nos gastos!

O melhor é que essa diminuição nos custos não afeta os níveis de produção ou rendimento da empresa, dado que a energia gerada pelos sistemas é suficiente para suprir a demanda do negócio.

Por isso, a redução proporcionada pela energia solar nas empresas é estratégica, pois somente impacta nas despesas, não no nível de produção.

E claro: quanto menor os custos de produção, maior será o lucro final da companhia, sobretudo se a demanda se mantiver em um patamar estável ou de crescimento.

Retorno do investimento

Investir em energia solar nas empresas é uma decisão que deve ser tomada com bastante calma e análise, dado que envolve bastante dinheiro.

Contudo, escolhendo uma empresa de confiança e alta performance, seu negócio terá acesso a um sistema eficiente, com longo tempo de vida útil e que proporcione um rápido retorno do investimento.

Afinal, o valor investido no sistema acaba sendo pago pela economia com a energia solar gerada nas empresas!

Ao escolher fornecedores de qualidade, esse retorno acaba sendo mais rápido, pois as taxas de energia gerada são maiores e as falhas nos equipamentos são menores — as quais poderiam interromper a geração. 

Atenção: o tempo médio para o retorno do investimento é entre 4 a 6 anos após a instalação e início da operação do sistema!

Baixa manutenção

Como dissemos anteriormente, a energia solar em empresas necessita de baixas manutenções, devido à alta durabilidade e qualidades das suas peças.

Sendo assim, a empresa não precisa adicionar custos extras elevados para manutenção do sistema, nem se preocupar com gastos referentes a reparo ou até mesmo troca de peças.

Inclusive, ainda que as placas solares estejam fisicamente sujeitas a danos externos, a equipe especializada vai realizar a instalação desses equipamentos no local de maior incidência solar e com maior segurança.

Maior valor para a empresa

Adotar métodos produtivos e ideias mais sustentáveis é uma excelente forma de reduzir os impactos no meio ambiente.

Além disso, essa estratégia ajuda a melhorar a imagem da marca no mercado, atraindo mais consumidores, investidores e até mesmo parceiros.

E quanto maior for o interesse desses grupos em sua companhia, maior será o valor da empresa no mercado.

Portanto, ao adotar a energia solar nas empresas, os gestores e administradores notam não apenas os impactos acima, como uma crescente valorização do negócio entre os concorrentes e os consumidores.

Ainda que não seja um dos maiores objetivos das empresas e indústrias que buscam pela solução, esse ganho é um excelente diferencial para ajudar a companhia a conquistar um espaço confortável no mercado.

Aumento da competitividade

As despesas com energia elétrica impactam tanto a rentabilidade da empresa, como também a sua competitividade.

Afinal, com custos produtivos altos, o valor dos produtos acaba sendo elevado e/ou o nível de produção não consegue atingir os mesmos níveis de empresas com despesas menores.

Em contrapartida, ao adotar a energia solar na sua empresa, você consegue reduzir esses custos, aumentar a produção e ganhar maior vantagem competitiva!

Desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade

Com todos os ganhos acima — sobretudo aqueles relacionados à imagem do negócio — é praticamente impossível que uma empresa não deseje continuar investindo em soluções mais sustentáveis.

Essa busca pela adoção de práticas e atitudes voltadas à sustentabilidade ajuda a desenvolver uma nova cultura interna.

Com isso, tanto os gestores como todos os colaboradores da empresa são incentivados a incorporar a sustentabilidade nos seus processos diários.

Por exemplo, trocar o copo plástico de único uso por um copo de alumínio de uso contínuo ou pensar em estratégias que impactam menos o meio ambiente, durante o processo de criação de ideias.

Ao longo do tempo, essas práticas serão tão naturais na empresa, que a cultura de sustentabilidade será associada a sua marca com facilidade.

Conheça a Stoyan Energia Solar: pioneira no mercado fotovoltaico brasileiro

A Stoyan é uma marca pioneira no ramo de energia solar. Há mais de 10 anos estamos trabalhando com sistemas de energia solar especializado em Off-grid, On Grid e Híbridos.

Nós acreditamos que a luz do sol tem um grande potencial transformador e através dela e da tecnologia das placas de energia solar, conseguimos levar energia elétrica e crescimento econômico a comunidades remotas do país.

A Stoyan Energia Solar está presente onde a luz do sol está, tentando concretizar o nosso maior sonho: levar energia limpa e renovável a todo o Brasil!

Todos os nossos projetos possuem plena eficiência e eficácia, sendo realizados com máximo de transparência, respeito e voltados a cumprir as seguintes premissas:

  • Confiabilidade;
  • Durabilidade;
  • Assistência Técnica Local;
  • Segurança;
  • Qualidade de Energia;
  • Satisfação do Cliente final;
  • Excelência na Instalação e Assistência Pós-Venda.

Nossos valores

A Stoyan Energia Solar acredita que a energia fotovoltaica é a solução econômica e socioambiental para o nosso país conseguir entregar energia elétrica a todos os brasileiros — e ajudar regiões remotas a se desenvolverem.

Por isso, desde o início assumimos o compromisso de ajudar na expansão desse mercado.

Para nós, a Indústria Brasileira deve ser uma aliada na transformação do cenário de consumo energético no Brasil, adotando e defendendo a bandeira das fontes limpas e renováveis de energia.

Além disso, a transparência, respeito e compromisso são as nossas maiores marcas e estamos sempre buscando por soluções capazes de suprir cada necessidade do cliente, sem deixar de beneficiar o meio ambiente.

Resultados gerados pela Stoyan Energia Solar

Ao longo desses 10 anos, a Stoyan Energia Solar acumulou excelentes cases de sucesso, ajudando grandes empresas a otimizarem suas despesas energéticas e reduzirem os impactos ambientais.

Além de contribuir na diminuição de 90% dos gastos elétricos e no alcance de todos os resultados apresentados acima, a Stoyan também conquistou esses números:

  • Mais de 3.000 instalações em propriedades rurais;
  • Mais de 500 estações de telecomunicações.

Tudo isso construído através de incríveis parcerias com os melhores fornecedores do mundo e com nossos clientes, que confiaram seus negócios em nossas mãos.

Para alcançar cada vez mais pessoas, possuímos 23 revendedores especializados ativos, que vão te ajudar a encontrar o melhor sistema de energia solar para sua empresa!

Stoyan e SunPower: parceria exclusiva

A SunPower é uma marca americana que produz módulos fotovoltaicos — responsáveis pela conversão da energia solar (eletromagnética) em energia elétrica.

Com mais de 40 anos no mercado, a SunPower domina a cadeia produtiva da fabricação do módulo: desde a seleção do silício até a fabricação das células e montagem final do painel.

Seu domínio é devido à alta performance das suas peças, produzidas com tecnologia inovadora e especializada.

Inclusive, essas características permitem que o sistema tenha uma durabilidade e taxa de produção maior que a média do mercado.

Sem falar que os módulos da SunPower possuem o maior prazo de garantia entre as concorrentes, de 25 anos, tanto garantindo a geração como a durabilidade do produto em si.

E todas essas vantagens são apenas aproveitadas pelos clientes da Stoyan! Afinal, nossa empresa possui uma parceria exclusiva com a SunPower.

Soluções da Stoyan para sua empresa

Desde 2009, a Stoyan está em busca de entregar as melhores soluções para as residências, empresas, indústrias e agronegócios.

Conheça abaixo quais são os nossos produtos e descubra qual o sistema ideal para implementar a energia solar na sua empresa.

Sistema On-grid

O sistema On-grid é conectado na rede pública, fazendo com que as sobras energéticas geradas sejam injetadas para as companhias.

Como resultados, as empresas com esse tipo de energia solar garantem maiores descontos na conta de energia elétrica — podendo até mesmo acumular esses créditos por até 5 anos.

O sistema On-grid funciona assim:

  • O módulo converte a energia eletromagnética proveniente do sol em energia elétrica;
  • Como a conversão gera corrente contínua, é necessário adicionar ao sistema um inversor, que vai transformar essa corrente em alternada;
  • Quando o consumo é simultâneo a energia produzida, há o esgotamento automático;
  • Quando a geração é superior ao consumo, a sobra energética é injetada na rede.

Para calcular quanto uma empresa com energia solar consumiu da rede e quanto injetou, a concessionária muda o medidor do local para o bidirecional — que registra tanto as saídas como entradas.

Sistema Off-grid

O sistema Off-grid, também conhecido como sistema isolado ou autônomo, não é conectado à rede elétrica.

Sendo assim, o armazenamento da energia solar excedente é feito em baterias, acionadas nos momentos em que a produção for insuficiente para atender a demanda.

Sua operação é como o On-grid — a energia captada é transformada em elétrica e entregue aos aparelhos conectados — com a diferença que funciona independentemente da rede pública.

Equipamentos

Visando concretizar esses projetos e ainda entregar o máximo de eficiência às empresas com energia solar, a Stoyan é aliada das melhores marcas do mercado.

Descubra abaixo quais equipamentos fornecemos para nossos clientes (dando vida aos sistemas) e quais empresas são as nossas parceiras.

Módulos para Energia Solar

A Stoyan possui três opções de módulos:

  • Painéis SunPower® Performance: fabricados com a tecnologia de células convencionais mono PERC de contato frontal;
  • Painéis SunPower Maxeon: possuem exclusiva base de cobre e a tecnologia Maxeon® oferece qualidade excepcional com resultados de ponta;
  • Painéis da Komaes: direcionados para projetos off-grid desde 5 até 330 Wp.

Inversores para Energia Solar

Responsáveis por converter a corrente contínua em alternada, a Stoyan possui parceria com essas três marcas de inversores:

  • SolarEdge: possui sistemas eletrônicos modulares para captar e monitorizar instalações solares fotovoltaicas e seus inversores maximizam a geração de energia ao nível dos módulos, baixando os custos da energia produzida;
  • SMA: oferece soluções para todas as aplicações fotovoltaicas, desde sistemas solares domésticos até centrais eléctricas industriais de grande escala;
  • Fronius: reconhecida no mercado como uma empresa que inova a cada dia, criando e desenvolvendo soluções para monitorar e controlar a energia.

Controladores de Carga

Aliada às principais marcas do mercado — Morningstar, Phocos ou Studer — a Stoyan com certeza oferece o controlador de carga ideal para seu projeto: PWM ou MPPT para 12V, 24V e 48V com funções de carga e descarga com timer.

Baterias

Esses equipamentos, utilizados nas soluções Off-grid e On-Grid, são fornecidos pela Stoyan com diferentes capacidades e especificações.

Descubra qual solução da Stoyan é ideal para sua empresa

Acesse agora mesmo nossa página de soluções e dê o primeiro passo para instalação da energia solar na sua empresa!

Descubra a solução ideal para atender as necessidades do seu negócio e aproveite todos os benefícios que o sistema tem a oferecer.

Adote com a energia solar na empresa uma cultura mais sustentável, otimize seus resultados e reduza os custos de produção do negócio.

Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

 

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...