Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

O sol é uma fonte poderosa de energia solar fotovoltaica, mas o que isso significa na prática?

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a energia solar fotovoltaica cresce no mundo todo e se destaca como uma ótima alternativa para comércios, sistemas públicos ou produtores rurais, além de residências.

E você sabe qual o motivo? Ela é limpa e renovável! Traz economia para a sua conta de luz de uma forma muito mais sustentável. Contudo, você sabia que muita gente deixa de experimentar por não saber ao certo como funciona?

Isso porque, no Brasil o tema ainda está em expansão e, portanto, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto.

É por isso que, no artigo de hoje, vamos explicar a você como entender mais a fundo os sistemas de energias alternativas que propõe um caminho mais rentável para todos.

Então, prepare o seu café e faça uma ótima leitura!

O que é Energia Solar Fotovoltaica?

É simplesmente um sistema que gera a energia elétrica por meio da luz do sol.

Através dele, é possível fornecer toda a energia elétrica necessária para uma residência, micro ou pequena empresa ou até mesmo grandes fábricas.

A luz do Sol a cada fração de hora, se conduzida adequadamente, seria suficiente para gerar energia em proporções globais. E sabe qual a boa notícia? Captar essa energia é cada vez mais possível graças aos avanços da tecnologia. 

No futuro, estima-se que a energia solar fotovoltaica será a mais utilizada no mundo todo.

Fotovoltaica: por que esse nome?

Cada raio solar é composto por uma célula fotovoltaica. Isso significa que a luz do sol não só é super potente, como também é perfeita para gerar energia em grandes proporções.

Ela é composta por fótons que quando atingem os painéis solares são absorvidos e, por meio do processo que você vai conhecer abaixo, geram a eletricidade. Eureka!

Como o sistema de Energia Solar Fotovoltaica funciona na prática?

Os sistemas fotovoltaicos são formados por placas solares e inversor interativo. Eles são compostos por células solares responsáveis por converter diretamente a luz do sol em eletricidade.

Semelhante a uma bateria, as células solares possuem uma camada positiva e outra negativa. Dessa forma, elas produzem uma camada elétrica.

Na verdade, a quantidade de luz gerada não depende somente da quantidade de sol, mas do equipamento que você utiliza.

Quanto mais painéis solares você tem, maior é a quantidade de energia que você consegue gerar em um período de tempo menor.

Energia térmica Fotovoltaica X Energia solar Fotovoltaica

A geração solar térmica consiste na transformação da energia do sol em calor para a utilização no aquecimento de água em residências, hotéis, clubes, etc. 

Ambas são consideradas fontes limpas e renováveis de abastecimento.

O que é Inversor?

O inversor converte a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA). Por meio dele, é possível utilizar a eletricidade gerada pelos painéis e convertida em CA em energia pronta para iluminar qualquer ambiente.

É por isso que o inversor é considerado uma peça indispensável nesse processo.

Ele também previne falhas elétricas. No entanto, sua função principal é a conversão entre a energia solar fotovoltaica com a energia da rede elétrica.

Por que ainda é necessária conexão com a rede elétrica?

Isso pode variar muito de acordo com o local em que você vive ou o seu tipo de projeto, mas, em geral, os sistemas fotovoltaicos produzem pouca energia durante à noite.

Por esse motivo, é importante estar conectado à rede elétrica, caso surja uma emergência, ainda que, no período noturno, o uso de eletricidade seja menor.

O inversor também é responsável por realizar essa troca e entender quando é o momento de fazer a substituição.

Etapas do sistema solar fotovoltaico

  • A luz solar atinge o painel que deve estar posicionado no telhado. 
  • Ele, como foi explicado acima, irá realizar a conversão da energia para a corrente contínua (CC) que irá direto para o inversor.
  • O inversor irá se transformar na energia na qual conhecemos e utilizamos diariamente.

E então, gostou de entender melhor sobre o que é Energia Solar Fotovoltaica e como ela é gerada? Anote as suas dúvidas e deixe nos comentários para que nossos especialistas sobre o assunto respondam em um próximo artigo. Até lá!

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...