Como instalar projeto de energia solar na propriedade rural?
Como instalar projeto de energia solar na propriedade rural?
Descobrir como instalar um projeto de energia solar na propriedade rural é uma forma de conseguir economizar com a conta de luz e ainda ajudar o meio ambiente.
Por isso, a energia fotovoltaica está conquistando mais produtores rurais. Segundo dados da ABSOLAR, os investimentos em energia solar em áreas rurais já ultrapassam R$ 1,7 bilhão no Brasil.
Se você quer conhecer mais sobre essa solução, continue lendo esse conteúdo para descobrir como implementar um projeto de energia solar no agronegócio!
Benefícios da energia solar na propriedade rural
O principal benefício de investir em um projeto de energia solar em propriedade rural é a redução dos custos com energia elétrica — essencial para inúmeros processos de produção rural.
Inclusive, como a energia fotovoltaica está se tornando cada vez mais popular, a tendência é que os custos de investimento também diminuam, aumentando o custo-benefício desta solução!
Além disso, os produtores que enfrentam problemas com as distribuidoras de energia (falta de energia constante, por exemplo) ao optarem pelo projeto de energia solar não precisam mais depender dessas empresas.
Essa vantagem impacta diretamente na produtividade da atividade rural desempenhada, como também reduz prejuízos devido às falhas energéticas.
Sem falar que a energia solar é uma fonte limpa e sustentável!
Como instalar energia solar em propriedade rural
O custo-benefício de implementar um projeto de energia solar é o que mais atrai os produtores, pois impacta positivamente o orçamento e faturamento dessas atividades.
Para te ajudar a aproveitar apenas as vantagens proporcionadas por essa fonte de energia, trouxemos algumas dicas de como implementar esse processo em sua propriedade rural!
Busque empresas especializadas
O primeiro passo para instalar projeto de energia solar em propriedade rural é buscar por empresas especializadas no setor, que realizam todo o processo.
Durante a escolha, dê preferência aquelas com maior experiência e referência no mercado, que também ofereçam um suporte de atendimento ao cliente eficiente!
Afinal, caso haja algum problema em seu sistema de energia, você terá acesso rapidamente a uma solução, evitando prejuízos mais graves.
Analise as propostas
Selecionou as melhores empresas do mercado? Então, está na hora de entrar em contato com essas companhias e solicitar orçamentos!
Agende reuniões com os representantes e explique as principais necessidades energéticas da sua propriedade rural.
Em seguida, analise cada uma das propostas oferecidas, considerando não apenas os custos de instalação, como também a qualidade, soluções, maior custo-benefício e demais diferenciais.
Off-Grid e On-Grid: qual o melhor?
Ao implementar um projeto de energia solar, o proprietário rural deverá escolher entre dois modelos de sistemas: Off-Grid e On-Grid.
O sistema On-Grid é ligado a rede elétrica da região, que funciona como uma complementadora da energia solar produzida.
Ou seja, caso a energia gerada não seja suficiente para atender as demandas da propriedade, a rede elétrica é acionada — e o excedente produzido por seu sistema é injetado nessa distribuidora.
Enquanto o sistema Off-Grid funciona de forma independente, sendo que toda energia produzida é armazenada em baterias.
Por não depender de rede elétrica e oferecer energia continuamente, sem interrupções, essa é a melhor opção para as áreas rurais.
Além disso, algumas empresas também oferecem o sistema híbrido, que mescla o Off-Grid e On-Grid.
Conheça as soluções Stoyan Energia para sua propriedade rural
A Stoyan Energia Solar é pioneira no setor fotovoltaico, levando para todo Brasil energia limpa, sustentável e renovável!
Com a nossa tecnologia especializada, nesse sentido, ajudamos a entregar energia elétrica contínua às regiões mais remotas do país, contribuindo para o crescimento econômico e social.
Por fim, na Stoyan, os produtores rurais podem ter acesso ao sistema Off-Grid, gerando energia solar independente da rede — sem precisar interromper os processos de produção.