Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Como a energia solar funciona no agronegócio?

Como a energia solar funciona no agronegócio?

Comecemos pelo básico: Algumas pessoas não sabem, mas, quando falamos em agronegócio, englobamos toda produção que diz respeito a cultivo e cultura no campo, adubos, fertilizantes, máquinas, que modernizam e desenvolvem tecnologias para as atividades. Ou seja, o agronegócio está presente nos três setores: primário: cultivo de plantas, criação de animais; secundário: máquinas, indústrias e tecnologias que transformam tais matérias-primas; e terciário: quando todo o resultado do que é adquirido no campo passa a ser transportado e, enfim, comercializado. 

O agronegócio, também chamado de agrobusiness mais recentemente, estuda, regularmente, opções que possam trazer maior rentabilidade para todo processo e, é claro, a energia faz parte dessa conta. 

Segundo o Cepea, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP, em 2020, o agronegócio foi responsável por mais de 26% do PIB brasileiro, logo, manter seus gastos em baixa é um dos segredos para tal sucesso. 

Pensando no que se pode economizar, a energia solar surge como grande responsável, com reduções de até 95% na conta de energia. Mas… como isso funciona? 

A energia solar pode ser aplicada na maioria das etapas do agronegócio, desde a irrigação das plantações à estufa solar, além de possibilitar o aumento da produção de leite, por exemplo. 

E os benefícios da energia solar no agronegócio não param por aí:

  • Maior autonomia – Com o uso de bancos de baterias, a energia solar chega a locais que não possuem redes elétricas disponíveis, ou para o empreendedor que deseja independência da concessionária de energia; 
  • Cuidado ambiental – o chamado “marketing verde” ganha força nesse quesito. O produtor pode anunciar a seus consumidores que danos ao ambiente não foram gerados para se obter tal produto. Muito pelo contrário, a energia solar não causa impactos, é limpa e sem resíduos.
  • Facilidade na instalação e manutenção, sem a necessidade de obras estruturais. 

Se você é um empreendedor da área, esse post é dedicado ao seu negócio.
Entre em contato e descubra as soluções da Stoyan que fazem sentido pra você.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...