Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Como a energia solar pode auxiliar a inclusão digital?

Como a energia solar pode auxiliar a inclusão digital?

Quando o assunto é inclusão digital, fala-se bastante sobre acessibilidade (idosos e PCD) e também pessoas de baixa renda. Porém, a democratização do acesso à tecnologia ainda depende de uma condição básica em locais remotos: acesso à energia elétrica. O Brasil vive o paradoxo de ter áreas como as grandes capitais, que discutem transformação digital com a entrada de AI, robotização e sofisticação tecnológica, ao mesmo tempo em que localidades de difícil acesso ainda vivem a realidade da vela como luz noturna.

Enquanto hoje, 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog e discute-se o avanço e as mudanças ocasionadas pelos meios de comunicação, há brasileiros que nunca tiveram acesso à internet por não terem energia. O caminho da inclusão digital plena, ou seja, todos os brasileiros com acesso às tecnologias da informação, pode parecer dificílimo. Entretanto, com a energia solar, o horizonte torna-se mais favorável. Com dimensões continentais e distâncias complexas de serem percorridas, a energia elétrica por meio da rede (distribuidoras de energia hidrelétrica) pode ser inviável em muitas situações. Em contrapartida, as soluções solares off-grid têm envergadura para serem instaladas em locais remotos.

O que é solução solar off-grid?

Para quem desconhece o termo, a explicação mais simples é: sistema de energia solar não conectado à rede elétrica. Mas o que isso significa? Bom, primeiro vale entender que existem dois sistemas principais: on-grid e off-grid. Diferente do off-grid, o on-grid é conectado à rede e auxilia, principalmente, na redução da conta de consumo. Já as soluções off-grid atendem às demandas críticas e levam acesso à energia para populações e famílias isoladas, além da aplicação para negócios (telecomunicações e agropecuária).

Energia solar e inclusão digital

O Brasil tem um potencial de irradiação solar magnífico, estando entre os países com condições mais propícias ao uso desta energia. Além disso, há empresas com a SS Solar com expertise no desenvolvimento de projetos e instalação de soluções solares off-grid. Essa combinação somada ao incentivo público e ao fomento do mercado solar tem potencial de transformar a realidade de milhares de pessoas que vivem à margem da eletricidade. Definitivamente, um passo importantíssimo para que a inclusão digital seja realidade em todo o Brasil e para todos os brasileiros.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...