Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Como a energia Off-grid ajuda localidades não atendidas pela rede elétrica

Como a energia Off-grid ajuda localidades não atendidas pela rede elétrica

Você conhece o sistema de energia off-grid?

Essa solução tem ajudado a levar energia para dezenas de localidades sem acesso à rede elétrica no Brasil. 

Além de proporcionar o acesso à eletricidade, o sistema off-grid oferece diversas outras vantagens para a região e para natureza!

 

Antes de tudo, quer entender mais sobre essa solução e como ela ajuda a garantir mais qualidade de vida para a população? Explicamos tudo nesse artigo. Aproveite a leitura!

 

Quase 1 milhão de brasileiros sem acesso à eletricidade

Embora o acesso à eletricidade tenha se democratizado bastante para a maioria da população, ainda assim existe uma parcela significativa que não tem energia. 

 

Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), cerca de 1 milhão de pessoas não possuem energia elétrica em casa ou no trabalho. Pode parecer pouco, porém, em um cenário de Quarta Revolução Industrial, essa é uma quantidade bem relevante. 

 

Ao todo, existem 237 localidades isoladas no Brasil e a maioria dessas regiões se concentram no Norte do país — Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará são alguns dos estados com mais cidades remotas.

 

Essa falta de acesso também significa dificuldade de acesso à educação, comunicação, saúde, alimentação e outros direitos básicos. 

Dentre as razões para esse problema ainda existir, está a dificuldade de acesso a essas regiões. 

A energia Off-grid é uma forma de levar energia para comunidades remotas

Nesse caso, uma solução interessante para fornecer eletricidade para localidades não atendidas pela rede elétrica seria a utilização da energia off-grid.

Ainda não conhece esse sistema? Entenda um pouco mais:

Como funciona energia off-grid?

O sistema de energia solar off-grid é caracterizado por ser autônomo, já que, ele não depende da rede elétrica para funcionar. 

 

Ou seja, a solução utiliza placas fotovoltaicas para converter a energia solar em elétrica, disponibilizando assim eletricidade para a região. Então, a energia excedente fica armazenada em baterias para ser aproveitada em momentos sem produção — como à noite. 

 

Com essa energia, é possível abastecer aparelhos domésticos e eletrônicos, além disso, serve para outras utilidades na residência, de maneira econômica e prática.

Vantagens do off-grid

  • É barato e rápido de implementar;
  • Reduz o consumo de combustíveis fósseis;
  • Aumenta a disponibilidade de energia;
  • Reduz custos; 
  • Aumenta a atividade econômica; 
  • Promove mais qualidade de vida.

Conheça o case da Equatorial Energia Pará

Lembra que mencionamos a dificuldade em levar energia para regiões do Norte? 

 

Esse é o caso Pará! 

Para solucionar esse problema, a Equatorial Energia Pará (antiga Centrais Elétricas do Pará – CELPA) é uma empresa que distribui e gera energia para alcançar 144 municípios do estado do Pará.

 

 

Então, a Stoyan Energia Solar participou do projeto de levar eletricidade à população de pescadores e extrativistas da Ilha de Araras – Arquipélago de Marajó (PA) em 2012, gerando uma potência de 45 kWp.

 

Quer saber mais sobre o projeto? Confira: Equatorial Energia Pará – Stoyan

 

Por fim, caso queira começar a produzir energia limpa e renovável para sua residência, estabelecimento comercial ou indústria, estamos disponíveis para entender sua necessidade e realizar seu projeto. Entre em contato conosco!

 

 

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...