Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
4 atitudes para evitar colapso na energia elétrica no Brasil

4 atitudes para evitar colapso na energia elétrica no Brasil

Entre os meses de setembro de 2020 e março de 2021, o Brasil registrou a pior afluência em seus rios nos últimos 91 anos, segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). E isso já liga o sinal de alerta para um possível colapso na geração da energia elétrica, que pode resultar numa crise de desabastecimento.

O período seco tão característico do inverno colaborou para deixar nossos reservatórios com níveis mais baixos e os rios, responsáveis por gerar quase 65% da energia consumida no Brasil, não estão recebendo um insumo precioso para isso: a água que vem das chuvas. Aí a conta não fecha mesmo!

E como toda ação tem uma reação, uma hora ou outra, esse cenário iria impactar na nossa vida, como cidadão comum ou mesmo para quem tem uma empresa ou toca o seu agronegócio. 

Prova disso é o fato de a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ter reajustado em 52% o valor da bandeira vermelha nas contas de luz. Só para ter uma ideia, isso significa que a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos, o valor pago no pelo consumidor salta de R$ 6,24 para R$ 9,49. Vamos combinar que esse não é o único item que ficou mais caro nas despesas mensais, né?

Como até agora o que você leu não foi tão animador, vamos trazer aqui 4 dicas que você pode adotar para ajudar a conter um colapso na energia elétrica no país. 

 

#1 Poupar energia

Uma atitude consciente começa no uso dos recursos que já temos à disposição. Por isso, desde a revisão sobre a conta de luz até a reprogramação de novos hábitos precisam estar no nosso radar para que façamos a nossa parte para evitar o pior num curto prazo. 

Isso passa por avaliar se os eletrodomésticos usados estão consumindo mais energia que deveriam; como anda o consumo de água também em seu estabelecimento e outros cuidados que requerem o olhar atento de cada um na sua rotina mesmo.

 

#2 Investir em matriz de energia renovável

Como dito, a maior parte da energia elétrica consumida no Brasil depende dos rios. Mas o Brasil tem um potencial extraordinário de outras fontes limpas e renováveis para evitar a sobrecarga de uma única estratégia. A mais promissora delas é a solar — mas falaremos dela logo mais. 

Países com um potencial ambiental bem menor que o nosso já se deram conta disso e não perderam tempo. Em 2019, a Alemanha registrou 46% da eletricidade vindo de fontes renováveis — um crescimento de quase 10% se comparado ao ano anterior. 

 

#3 Incentivar uso de energia solar

Aqui no blog já elencamos 4 motivos que mostram que vale a pena investir em energia solar. Essa fonte limpa e renovável tem um potencial incrível — mas ainda pouco explorado. Embora ela vem aumentando sua capacidade ano a ano, nem todos sabem das boas oportunidades para o Planeta e também para o bolso. 

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), ao aderir a essa modalidade, o consumidor (seja pessoa física ou jurídica) pode reduzir a conta em até 90%. Bom para o bolso e bom também para a recuperação econômica na geração de empresas: esse ano, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 8 gigawatts de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. 

Só para se ter uma ideia, desde 2012, essa fonte já trouxe mais de 40 bilhões em investimentos ao país e gerou mais de 240 mil empregos.

 

#4 Ajudar na preservação de florestas

Cuidar das florestas, responsáveis por manter o equilíbrio em nossos biomas, é uma atitude que deve ser compromisso de todos – empresas e cidadãos. Investir em iniciativas que cuidem das florestas nativas ajudam a evitar tragédias que podem colapsar o sistema de energia elétrica. 

Em 35 anos (de 1985 a 2020), quase 20% do território brasileiro foi queimado, segundo levantamento do MapBiomas, com uso de tecnologias de inteligência artificial. A conservação desses ecossistemas está diretamente ligado ao abastecimento de rios e afluentes, responsáveis por manter o bom abastecimento de água e a geração de energia elétrica no curto prazo.

 

Que tal dar o primeiro passo agora? Converse com a gente pelo WhatsApp e tire suas dúvidas sobre como a energia solar pode ajudar você a economizar e a cuidar do planeta.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...