Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Energia solar: saiba mais sobre as placas solares

Energia solar: saiba mais sobre as placas solares

Há anos um dos maiores dilemas econômicos e ambientais é reduzir o uso de fontes de energia não-renováveis, tais como petróleo e gás natural, e investir em fontes de energia renováveis. Na lista desta última está a energia solar, capaz de abastecer casas e indústrias sem poluir ou degradar o meio ambiente.

A energia solar, também conhecida como fotovoltaica, nada mais é do que a energia proveniente da luz do sol, geralmente convertida em energia térmica ou elétrica. É considerada a fonte de energia renovável mais limpa e abundante e o Brasil tem alguns dos recursos solares mais ricos do mundo.

E embora a energia solar represente apenas uma pequena quantidade do uso global de energia, o custo decrescente da instalação de painéis solares significa que cada vez mais pessoas e lugares poderão tirar proveito da energia solar. Trata-se de um recurso de energia limpa e renovável,  que representa um papel importante no futuro global da energia.

Como funcionam as placas solares?

Os painéis, ou placas, solares são feitos de células fotovoltaicas, responsáveis por converter a energia do sol em eletricidade.

As células fotovoltaicas são imprensadas entre camadas de materiais semicondutores, como o silício. Cada camada possui propriedades eletrônicas diferentes que energizam quando atingidas por fótons da luz solar, criando um campo elétrico. Este fenômeno é conhecido como efeito fotoelétrico – e é isso que cria a corrente necessária para produzir eletricidade.

Os painéis solares geram uma corrente direta de eletricidade. Essa corrente, por sua vez, é passada através de um inversor para transformá-la em uma corrente alternada, que pode ser canalizada para a rede de abastecimento ou utilizada imediatamente.

Placas solares – durabilidade e garantia

A energia solar não traz apenas benefícios relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade, como também ganhos financeiros. Neste sentido, uma das principais vantagens do seu uso é o custo-benefício, graças ao valor de instalação cada vez menor e ao período de vida útil estimado.

Um dos principais motivos para isso é a própria composição das placas, geralmente feitas de vidro e silício entre as camadas. Isso as torna ultra resistentes e menos suscetíveis à ação do tempo e condições extremas, como granizo e neve.

Apesar do período de garantia variar de acordo com o fabricante, não é raro encontrar garantia de placas solares superiores a 10 anos. Para tanto é fundamental investir no uso adequado das placas, além das manutenções preventivas regulares.

Também por isso cada vez mais pessoas e empresas têm investido na energia e nas placas solares como forma de economizar e valorizar seus empreendimentos. Esforços constantes no desenvolvimento e melhoria das placas solares as tornam mais eficientes e acessíveis a cada ano.

Casa queira saber mais sobre placas solares e como funcionam sua durabilidade e garantia entre em contato conosco. Temos profissionais qualificados para te atender e sanar todas as suas dúvidas. A SS Solar atuo no setor há quase 10 anos e possui toda a expertise necessária para te apoiar com as melhores soluções para energia solar.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...