Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Cidades Inteligentes e gerenciamento de energia: entenda a relação!

Cidades Inteligentes e gerenciamento de energia: entenda a relação!

Cidades Inteligentes e gerenciamento de energia: entenda a relação!

Não tem como existir cidades inteligentes sem um bom gerenciamento de energia, afinal, esse é um elemento fundamental para a eficiência e produtividade de qualquer região.

Localizadas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, as smart cities se destacam por proporcionarem maior qualidade e expectativa de vida aos seus moradores.

Contudo, para alcançar esses resultados, os governantes precisam realizar um bom investimento no gerenciamento de energia dessas cidades.

Quer entender mais sobre essa relação? Continue lendo esse artigo!

 

O que são cidades inteligentes?

O conceito de cidade inteligente está relacionado ao uso dos recursos tecnológicos para otimizar os processos e proporcionar maior qualidade de vida aos moradores.

Para alcançar esse resultado, as cidades não precisam necessariamente adotar ferramentas altamente tecnológicas, mas garantir uma boa eficiência para esses três setores:

  • Energia;
  • Mobilidade urbana;
  • Poluição.

Afinal, ao alcançar níveis baixos (ou nulos) de poluição, por exemplo, a qualidade e expectativa de vida desses moradores são elevadas.

Além disso, a mobilidade urbana impacta diretamente na execução das atividades diárias, nível de estresse da população e número de acidentes.

São exemplos de cidades inteligentes:

  • Songdo (Coreia do Sul);
  • Curitiba (Brasil);
  • Tóquio (Japão);
  • Amsterdã (Holanda);
  • São Francisco (Estados Unidos).

Papel do gerenciamento de energia nas cidades inteligentes

A energia é um dos pilares fundamentais das cidades inteligentes, afinal, quase todos os processos e atividades urbanas dependem de fontes energéticas.

Iluminação pública, semáforos, sistemas públicos… e inúmeros outros serviços oferecidos pelo estado que dependem diretamente da energia elétrica.

E para manter tudo isso operando, é necessário um investimento altíssimo!

Como um dos objetivos das cidades inteligentes é encontrar pontos de equilíbrio, o gerenciamento de energia nesses locais assume um papel super importante.

Até porque, é a partir dessas estratégias que os governantes conseguem encontrar meios para reduzir o orçamento com energia — podendo, inclusive, direcionar essa verba a demandas mais urgentes da população.

Além disso, o gerenciamento de energia também permite a implementação de novos recursos e ideias, capazes de aproveitar melhor essas fontes energéticas, entregando aos moradores melhores resultados.

 

Dicas para aumentar a eficiência energética nas cidades

O principal desafio das cidades inteligentes em implementar um gerenciamento de energia eficiente está na necessidade de redefinir os sistemas de distribuição de energia, implementando soluções mais modernas e eficazes.

A adoção de fontes de energia limpas e sustentáveis também é uma excelente estratégia para as smart cities, mesmo com seus obstáculos.

Afinal, com a energia solar, por exemplo, não apenas os custos da cidade seriam reduzidos abundantemente, como também haveria redução dos impactos ambientais e climáticos — cada vez mais comuns.

Outras formas de aumentar a eficiência energética nas smart cities é adotando sistemas inteligentes, como:

  • Ajuste automático de intensidade da luz;
  • Monitoramento do consumo de energia;
  • Uso de lâmpadas LED.

E claro: os governantes devem incentivar a população a contribuir para esse processo!

Por exemplo, criando programas de incentivo à implementação de energia sustentável na residência ou oferecendo bonificações às empresas que adotarem sistemas energéticos mais inteligentes.

O importante é envolver toda a população no projeto e alcançar o melhor gerenciamento de energia possível para a cidade!

Gostou desse artigo? Leia também: Minirredes de energia solar – Você já ouviu falar sobre elas?

 

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...