Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Marco regulatório de energia solar na Paraíba

Marco regulatório de energia solar na Paraíba

Já não há dúvidas de que a questão ambiental é uma demanda urgente e deve ser prioridade em todos os âmbitos sociais. O desafio dos especialistas agora é buscar maneiras de aliar sustentabilidade ao desenvolvimento econômico. A energia solar serve bem a esse propósito. Esta tem se mostrado uma ótima alternativa de energia limpa e sustentável.

Mas para garantir o pleno desenvolvimento do setor é preciso que a legislação acompanhe essas demandas e viabilize caminhos para esse desenvolvimento. Este ano a Paraíba deu início a um processo importante para a ampliação desse segmento no estado. O Marco Regulatório de Energia Solar dará ao governo estadual a oportunidade de estimular ações que beneficiarão a consolidação do segmento na Paraíba, reverberando em benefícios também em âmbito nacional.

Regulação para o avanço do setor

O Brasil, sendo um país tropical e ensolarado, tem grande potencial para a ampla geração de energia solar. Por isso, o tema vem ganhando espaço na agenda dos governos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem dedicado esforços à regulamentação dessa forma de energia. O Brasil já ultrapassou a marca de 1GW de potência na geração distribuída.

As ações de regulação da Aneel ajudaram a concretizar a conquista desse grande avanço. Recentemente, o Governo do Estado da Paraíba também deu um importante passo nesse sentido com o início da elaboração do seu Marco Regulatório de Energias Renováveis.

O documento irá conduzir diversas ações para incentivar o desenvolvimento do setor, bem como a geração de emprego e renda. O documento abrange atividades relativas à energia solar, eólica e de biomassa.

Discutindo o Marco Regulatório: Workshop de Energias Renováveis

A atividade foi realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, no dia 14 de agosto deste ano. O evento contou com o apoio da Federação da Indústria do Estado da Paraíba (Fiep).

O secretário de Estado da Fazenda, Marivaldo Laureano, representou o governador da Paraíba, João Azevedo. O secretário salientou que o Governo do Estado tem grande interesse em incentivar o setor.

Robson Barbosa, secretário executivo de Energia, destacou o grande potencial do estado como gerador de energia. Além disso, informou, ainda, que o Governo está interessado em gerar emprego e renda através do setor. O secretário também aproveitou para reforçar o interesse do Governo da Paraíba em reduzir os danos causados pelas mudanças climáticas.

O deputado Tovar Correia Lima, representante da Frente Parlamentar de Energia da AL, também esteve presente. Em sua fala, ressaltou a importância da criação de um ambiente atrativo para empresas e investimentos. Também destacou a posição geográfica favorável do estado da Paraíba para produção de energia solar e eólica.

O 2º vice presidente da Fiep, Manoel Gonçalves, salientou a importância da geração de energia renovável. Ao reduzir custos e proporcionar crescimento com sustentabilidade, a questão torna-se essencial para um desenvolvimento que respeite o meio ambiente.

Análise dos especialistas

Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), informou que a Paraíba se encontra em 13º lugar entre os estados brasileiros no que diz respeito à produção de energia solar em geração distribuída.

Destacou também que o Estado possui mais de R$ 120 milhões de investimentos realizados pelo setor e pelos consumidores. Atualmente a Paraíba conta com 20,3 megawatts operacionais em geração distribuída solar e fotovoltaica.

O presidente executivo ressaltou a importância da realização do evento. Para ele, já que o estado possui grandes recursos para a geração de energia solar, é fundamental tal discussão. Salientou que a iniciativa é uma grande oportunidade, ao reunir o setor privado, o governo e especialistas da área empenhados em discutir maneiras de atrair para o estado investimentos e projetos para o setor.

Também marcou presença a presidente executiva da Associação Brasileira da de Energia Eólica (ABEEolica), Elbia Ganno. Ela falou sobre a importância do evento, que mostra o interesse do Governo do Estado na questão. Elbia destacou, ainda, o grande potencial do estado no setor de geração de energia renovável.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...