Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Linhas de crédito para energia solar

Linhas de crédito para energia solar

Mesmo com potencial territorial para o avanço das soluções solares, crédito é um desafio a ser vencido pelo Brasil. As condições de irradiação do sol são bastante favoráveis no País, o que representa grande potencial para o uso desta energia renovável tanto em situações domésticas quanto em projetos de maior magnitude. Porém, a criação de projetos adequados e a implantação dos painéis demanda investimentos. Neste sentido, as linhas de crédito para energia solar são vitais.

No início de julho de 2017, Dyogo Oliveira, Presidente do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – deu entrevistas sobre a disponibilização de linha de crédito para a implantação de energia solar em residências e empresas. A linha em questão estaria disponível para pessoas físicas e também jurídicas e usariam recursos do fundo do clima. O objetivo da iniciativa, segundo disse Dyogo, “é que as pessoas possam usar a energia solar e, com isso, reduzir a sua própria conta de energia e até gerar energia para o sistema”.

O acesso desta linha de crédito é previsto para ser feito, inicialmente, por bancos públicos e depois também privados. Entretanto, segundo entrevista do Presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, quem busca crédito ainda enfrenta dificuldades, visto que a desinformação atrapalha o processo. Outro ponto de atenção é o fato desta linha ser exclusivamente destinada a produtos nacionais, o que significa que somente pouquíssimos fornecedores são elegíveis. Logo, apesar de anunciado como fomento ao setor, é bastante restritiva.

Além da necessidade de ampliação das opções de linhas de crédito para que a carência seja suprida, também é preciso alinhar processos para que a disponibilização seja mais ágil e eficiente. Os projetos de implantação de energia solar contam com um fator decisivo para a confirmação da importância das linhas de crédito: o retorno do investimento. No médio e longo prazo, a economia gerada com a redução no consumo da energia elétrica da rede representa o pagamento do investimento.

Opções de linha de crédito.

Para quem está interessado em conhecer opções de linhas de crédito, há bancos e órgãos que oferecem financiamentos no setor: Caixa Econômica Federal por meio da linha Construcard; Santander; BNDES; Banco do Nordeste (para empresas, produtores rurais, cooperativas e associações dos estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), etc. Com expertise na condução e na aprovação de crédito, a SS Solar também atua no suporte às propostas para linha de crédito, garantindo que as informações sejam adequadamente atendidas e o projeto alinhado às exigências. Assim, junto aos demais serviços, apoia todo o ciclo das soluções solares: projeto, financiamento, equipamentos e instalação.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...