Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Um futuro renovável, limpo e sustentável com painéis solares

Um futuro renovável, limpo e sustentável com painéis solares

Energias renováveis são um tema antigo e atual ao mesmo tempo. Isso porque há décadas se fala sobre a necessidade de aumentar o uso de energias renováveis e reduzir o uso das não renováveis. No entanto, essa transformação ainda não avançou o tanto que deveria.

Fonte renovável é o nome que se dá aos recursos naturais utilizados para a geração de energia que são constantemente substituídos e nunca acabam. Assim como existem muitas fontes naturais de energia, existem muitas tecnologias que permitem o uso dessas fontes. A energia solar é uma das mais conhecidas, assim como a energia eólica é uma das mais difundidas e a hidrelétrica é uma das mais antigas do mundo.

Turbinas eólicas e painéis solares são cada vez mais comuns em residências e empresas no Brasil e no mundo. Mas por que tanta popularidade? Quais são os benefícios?  Há melhorias nas questões de saúde, meio ambiente e economia?

Menos aquecimento global

Atualmente o Brasil está entre os maiores emissores de poluição do mundo. A intensa atividade industrial é a grande responsável e está sobrecarregando a atmosfera com dióxido de carbono e outros elementos pesados, agravando o fenômeno conhecido como aquecimento global. Esses gases agem como uma bolha, retendo o calor.

O resultado é uma sequência de eventos de impactos significativos e prejudiciais, como o aumento do nível do mar e a extinção de diversas espécies. Por outro lado, a maioria das fontes de energia renovável emite pouco ou nenhum poluente.

Saúde pública melhorada

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a poluição já mata mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil. A nível mundial esse número é superior a 7 milhões de pessoas. A poluição está relacionada a problemas respiratórios, danos neurológicos, ataques cardíacos, câncer, morte prematura e uma série de outros problemas sérios.

A maioria desses impactos negativos à saúde provém da poluição do ar e da água que as tecnologias de energia não renovável produzem em larga escala. A energia solar, por sua vez, é capaz de gerar energia térmica ou elétrica sem qualquer tipo de poluição, sendo considerada uma alternativa sustentável e eficiente frente às demais.

Fonte inesgotável de energia

Existem dias nublados, ensolarados ou chuvosos, em todos eles o sol está lá, fazendo o seu papel. Privilegiados por nossa posição no sistema solar (nem muito longe, nem perto demais do Astro Rei), podemos utilizar de sua energia sem reduzir em nada seu estoque. Bastam os raios solares para que possamos nos aquecer, cultivar, alimentar e gerar energia.

A energia solar é uma das mais populares da atualidade, visto sua disponibilidade, custo-benefício e inesgotabilidade.

Empregos e outros benefícios econômicos

Comparado às tecnologias de combustíveis fósseis, que são tipicamente mecânicos e automatizados, o setor de energia renovável gera milhares de empregos.

Os painéis solares precisam de humanos para desenvolvê-los, fabricá-los, instalá-los, etc. Empregos são gerados, ainda, nas fábricas que melhoram sua produtividade, nos condomínios construídos utilizando-a como fonte primária e muitos outros.

Isso significa que, em média, mais empregos são criados para cada unidade de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis ​​do que a partir de combustíveis fósseis.

Custo-benefício e economia

A energia renovável está fornecendo eletricidade acessível em todo o país no momento e pode ajudar a estabilizar os preços da energia no futuro. Assim ocorre também com a energia solar, que possui painéis cada vez mais acessíveis e eficazes, propagando o seu uso.

De fato, existe um investimento inicial relativamente alto, devido a aquisição das placas e instalação. No entanto, após isso não há nenhum outro custo e o sistema está pronto para gerar economia consecutiva, de forma que em pouco tempo o investimento será pago. Além disso, as placas de energia solar possuem excelente durabilidade, acima de 20 anos.

Conclusão

A pauta não é recente, o mundo carece de ações de sustentabilidade há tempos. O uso de energias renováveis garante autonomia e caminha junto desta necessidade latente. Os painéis solares produzem energia limpa, renovável e ao alcance da população, até as mais distantes, através do sistema off grid e em centros urbanos pelo sistema conectado à rede ou on grid.⠀

Há 10 anos a SS Solar promove a expansão desse segmento em nosso país, para saber mais entre em contato com nossa equipe.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...