Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
On Grid e Off Grid: diferenças e semelhanças

On Grid e Off Grid: diferenças e semelhanças

Há dois modelos básicos de sistemas de energia solar: On Grid e Off Grid. A principal diferença entre eles é justamente a característica que define cada sistema. O primeiro a energia gerada é injetada na rede da distribuidora, enquanto o segundo a energia gerada é armazenada em baterias. Para facilitar a compreensão sobre como esta diferença se desdobra em outras particularidades, confira o quadro abaixo.

 

On Grid – conectado à rede Off Grid – não conectado à rede
Inviável para locais remotos – sem rede. Ideal para locais remotos.
Pode reduzir o consumo de energia elétrica da rede. Não consome energia elétrica da rede.
Pode reduzir o valor da conta de energia vinculada à concessionária. Não tem relação com a conta de energia vinculada à concessionária.
Não necessita de baterias. Necessita de baterias.
Sistema dependente da rede. Sistema autossuficiente.

 

Como o quadro resume, as diferenças entre os sistemas são consequências da configuração atrelada à rede ou não. Os sistemas Off Grid têm uso mais residencial e pecuário, pois são viáveis de serem instalados em localidades de difícil acesso. Mais complexos, estes sistemas são planejados para serem intermitentes, ou seja sem interrupção no fornecimento de energia. A projeção de autonomia é relacionada ao consumo estimado, pois um dos principais fatores que permite o fornecimento constante é o uso de baterias para armazenamento da energia.

Em contrapartida, as soluções On Grid têm interrupção no fornecimento de energia simultâneo às interrupções na rede. Ao instalar o sistema em casas ou estabelecimentos em centros urbanos e cidades com acesso à rede, o usuário costuma visar reduzir na conta de energia e sustentabilidade, uma vez que a energia solar é limpa. Aliás, aqui temos uma semelhança: On Grid e Off Grid são soluções renováveis e ambientalmente responsáveis.

Qual a melhor opção?

Como as diferenças e semelhanças demonstram, a escolha precisa ser avaliada caso a caso. Por exemplo, a oferta de energia para uma região ribeirinha sem qualquer acesso à energia elétrica provavelmente será melhor solucionar por um sistema Off Grid, pois é presumível que não haja rede no local. Já um morador de São Paulo, que deseja reduzir seu custo doméstico com energia, encontrará na On Grid a melhor opção. Há ainda a alternativa híbrida, que mescla os dois modelos, mas isso será assunto para um próximo post. Portanto, continue nos acompanhando para aprender sobre energia solar e atualizar-se sobre o mercado de energia.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...