Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Como saber se uma empresa realmente tem compromisso Net Zero? 

Como saber se uma empresa realmente tem compromisso Net Zero? 

Você sabia que inúmeras empresas assumiram o compromisso de se tornarem Net Zero até 2050? 

Contudo, para que o meio ambiente aproveite os benefícios dessa medida, essas companhias precisam realmente tirar os planos do papel e adotar posturas mais sustentáveis. 

Sendo assim, uma das maneiras de incentivar esse processo é cobrar diretamente as empresas que ainda não implementaram as medidas. 

Nesse artigo, mostraremos como saber se uma empresa tem compromisso Net Zero. Continue a leitura… 

O que é o compromisso Net Zero? 

O compromisso Net Zero consiste em um objetivo adotado por empresas que desejam reduzir ao máximo a emissão de Gases de Efeito Estufa por métodos e práticas mais sustentáveis. 

Além disso, também são consideradas companhias com compromisso Net Zero aquelas que, mesmo não reduzindo a emissão de gases, oferecem uma compensação à natureza — como a implementação de projetos sustentáveis e de recuperação ambiental. 

Sendo assim, esse conceito é de extrema importância para a redução dos impactos ambientais provocados pelas companhias e para ajudar na sobrevivência das próximas gerações. 

Sem falar que, com a redução da emissão dos Gases de Efeito Estufa, a temperatura da terra poderá equilibrar-se novamente, diminuindo a ocorrência de desastres naturais e melhorando a qualidade de vida dos seres humanos. 

Desafios enfrentados pela empresa para adotar o Net Zero 

Mesmo sendo fundamental para a sobrevivência do meio ambiente, alcançar a emissão nula de gases de efeito estufa não é uma tarefa fácil para as companhias, dado que eles estão presentes na maioria dos processos industriais. 

A dificuldade é ainda maior quando analisado o Escopo 3, determinado pelo Protocolo de Gases do Efeito Estufa, que estabelece o compromisso das empresas em reduzir as emissões indiretas relacionadas à sua atividade. 

Afinal, a companhia deverá ficar atenta a todas as variáveis envolvidas em sua cadeia de produção — mesmo aquelas sobre as quais não possui controle. 

Como saber se uma empresa tem compromisso Net Zero? 

Uma empresa com compromisso Net Zero está sempre tentando equilibrar os níveis de carbono emitidos — tanto implementando medidas de redução ou de compensação. 

Para conseguir identificar quais companhias realmente adotam esse objetivo, é preciso observar se os seus processos seguem os princípios dessa política de sustentabilidade…

São eles: 

  • Economia circular: adoção de um ciclo produtivo, onde os resíduos não utilizados durante o processo de produção são reaproveitados na primeira etapa; 
  • Energias renováveis: utilização de energias limpas e renováveis, como a solar e a eólica

Além disso, verifique se a empresa adota medidas sustentáveis para compensar a emissão de gases de efeito estufa. 

A compra de crédito de carbono é uma prática bastante comum entre as grandes companhias, onde empresas que reduziram a emissão de gases em seus processos vendem esse “crédito” para aquelas que ainda não conseguiram. 

Desse modo, há uma compensação entre os níveis de gases de efeito estufa liberados na atmosfera. 

O reflorestamento e preservação de ambientes naturais também é uma medida comum entre as empresas, que direcionam recursos próprios para ajudar na conservação ou regeneração do meio ambiente. 

Conheça a Stoyan Energia Solar: uma das empresas que adotam o compromisso Net Zero 

A Stoyan é uma empresa pioneira especializada em Energia Solar Fotovoltaica! 

Oferecemos aos nossos clientes uma energia mais limpa e sustentável, baseada na fonte energética infinita e renovável do sol. 

Além de garantir mais economia e abundância, os produtos da Stoyan também contribuem para o equilíbrio do meio ambiente e um futuro melhor. 

Conheça as nossas soluções e descubra como a Stoyan pode te ajudar! 

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...