Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Conheça o Teatro a Bordo: o primeiro teatro móvel com energia solar

Conheça o Teatro a Bordo: o primeiro teatro móvel com energia solar

Você ainda não conhece o projeto social Teatro a Bordo?

O teatro é uma das formas de expressão cultural mais antigas, criado na Grécia antiga como instrumento de louvor aos deuses.

Contudo, as apresentações teatrais também eram uma forma de propagar o conhecimento e história das divindades ao povo grego. Apresentando outras temáticas, essa expressão artística ainda é uma fonte super rica de cultura.

Para permitir que mais brasileiros tenham acesso a essa fonte, foi criado o projeto Teatro a Bordo. Saiba mais!

Teatro a Bordo: o primeiro teatro móvel com energia solar

Há mais de 10 anos nascia o projeto social Teatro a Bordo, que buscava levar para as cidades brasileiras a magia dos espetáculos teatrais.

E em 2015 o projeto decidiu inovar, adotando a energia solar como fonte geradora para iluminar suas apresentações — se tornando o primeiro teatro móvel solar do Brasil!

Além das peças, o grupo também realiza essas atividades durante suas paradas nas cidades brasileiras:

  • Oficinas educativas;
  • Cortejos;
  • Intervenções artísticas;
  • Exibições de cinema ao ar livre;
  • Apresentações musicais;
  • Visitas às escolas.

E outras atividades divertidas e 100% gratuitas!

Ao longo desses anos, o Teatro a Bordo já se apresentou em mais de 400 cidades brasileiras e ainda deseja levar a cultura para muitos outros cantos do país.

Como a energia solar ajuda na operação do Teatro a Bordo

A iluminação é super importante para dar mais vida ao espetáculo — melhorando a experiência do público durante as apresentações.

Pensando em adotar um conceito mais sustentável, o projeto Teatro a Bordo decidiu adotar um sistema de energia solar fotovoltaica para gerar eletricidade e iluminar seus espetáculos.

Dessa forma, além de ajudar a sociedade facilitando o acesso da população à cultura, o projeto também contribui para a redução dos impactos ambientais.

Importância do projeto para a cultura brasileira

Assim como a leitura, a música e o cinema, o teatro é uma excelente fonte cultural para todos os públicos — desde as crianças até os telespectadores da terceira idade.

Afinal, durante uma peça teatral, são ensinados conhecimentos dos mais variados tipos, histórias sobre outros lugares e até mesmo lições de vida!

Por exemplo, em uma apresentação a plateia pode aprender os costumes dos personagens, se viverem em outra cidade, e demais lições importantes apresentadas durante a peça.

Ainda que o teatro seja uma excelente fonte de cultura, nem todas as cidades do país possuem estrutura para receber esses espetáculos, sobretudo as regiões mais pobres e remotas. 

Assim, inúmeros brasileiros não têm acesso a mais essa forma de expressão cultural.

Mas… com o Teatro a Bordo, isso é possível!

Como vimos anteriormente, o projeto leva para as cidades não apenas peças ricas em cultura e diversão, como também sua própria estrutura.

Dessa forma, mesmo que a região não possua teatros ou espaços para esse tipo de movimento artístico, o show pode ser realizado.

Sem falar que as apresentações são gratuitas, permitindo que famílias de todas as classes sociais participem.

Conheça outros projetos sociais da Stoyan e descubra como a Energia Solar também pode contribuir para o desenvolvimento social.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...