Blog

Fique por dentro de notícias sobre energia!

Elemento identidade Stoyan
Mitos e verdades: energia solar no inverno

Mitos e verdades: energia solar no inverno

Há muitos mitos e dúvidas sobre o funcionamento da energia solar em variações climáticas. Como o Sol é a fonte energética, por vezes, acredita-se que as soluções fotovoltaicas ficam comprometidas no inverno. Talvez, você já tenha ouvido comentários de que a energia solar só funciona no verão ou de que frio, chuva e neve impedem a geração. Para esclarecer as questões envolvidas neste contexto, veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre energia solar no inverno.

O inverno impede a geração de energia solar?

Mito! As histórias de que os sistemas solares não produzem no inverno são falácias. Pode sim ocorrer redução incidência solar, porque os dias são menores e a angulação do Sol em relação à Terra faz com ela seja mais amena. Ainda assim, isso não significa redução na geração de energia. Afinal, tais informações são analisadas tecnicamente e consideradas pelos especialistas no dimensionamento do projeto. Aproveitando, o mesmo vale para a chuva e tempo nublado. A energia solar precisa de incidência solar, não de calor. Entender isso é a base para não se confundir.

O frio pode ajudar na geração de energia solar?

Sim, mas em um contexto bastante específico. Os painéis fotovoltaicos são equipamentos eletrônicos, portanto têm a performance favorecida em temperaturas mais amenas. Basta pensar em computadores, por exemplo. Nos dias de inverno, é comum que máquinas aqueçam menos, o que é positivo para o rendimento.

A neve impede a geração fotovoltaica?

Mito! Mais uma vez, vale a questão da incidência solar, que é o que importa primariamente para soluções solares. Além disso, a inclinação da instalação dos painéis e uma película antiaderente evitam que a neve acumule sobre as placas. Ou seja, não há bloqueio e os painéis são capazes de captar a incidência solar para a geração da energia.

Como ficou claro pelas respostas, é perfeitamente possível gerar energia solar no inverno. E mais, projetos devidamente realizados têm dimensionamento que considera as variações e condições gerais. Portanto, se você busca uma solução energética econômica e sustentável, não há frio que faça a energia solar deixar de ser uma alternativa eficiente e vantajosa.

Este site utiliza cookies para oferecer uma experiência mais relevante em nossa plataforma e em serviços de terceiros.
Clique em aceitar ou consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.
Registrando aceite...