A história da SS Solar
A história da SS Solar é indivisível da minha história. A empresa foi fundada em 07/04/2009, mas eu já atuava na segmento de energia solar há 11 anos. Naquela época, o mercado ainda era muito incipiente no Brasil, tanto que nós éramos uma das quatro empresas do setor. Hoje, é um grande orgulho perceber que as oportunidades percebidas há quase 9 anos foram concretizadas em projetos de relevância, uma reputação de excelência, uma posição como empresa referência em projetos Off Grid e exclusividade na instalação de minirredes híbridas.
Muito foi feito, mas sem dúvidas ainda há muito a ser conquistado. Por isso, o foco da SS Solar – e também o meu – continuam a ser crescimento sólido e disseminação da energia solar por todo o País. Neste momento de olhar para o passado, muitas pessoas veem a memória por terem apoiado, participado e incentivado esta história. Agradeço especialmente ao meu sócio, Thiago Setin, e também ao meu ex-chefe, Elias Behar, que se tornou um grande parceiro de negócios. Além disso, estendo à gratidão a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram com a SS Solar.
Sintetizar tantos e tantos anos de história não é uma tarefa fácil. Então, elenquei alguns projetos para que, através deles, eu possa contar alguns dos episódios que formaram nossa experiência e realizaram os sonhos que eu tinha lá em abril de 2009.
- 2010: sistema gerador de energia fotovoltaico conectado à rede para a ONG Greenpeace com potência de 2 kWp.
- 2010: sistema Off Grid híbrido (fotovoltaico + eólico) com potência total de 5 kWp para o INPE.
- 2010: sistema Off Grid com potência de 510W (6 módulos de 85 W), totalizando 15 sistemas e potência total de 7.6 kWp para a NEC.
- 2010: poste solar com potência de 255 W (unitário) e tensão de 12 Vcc, totalizando 1.5kWp para a Autopista Fernão Dias.
- 2010: sistema Off Grid híbrido com potência solar de 6.3 kWp e eólico de 2.1 kWp para a Vivo Telefônica em Suruacá/PA.
- 2012: sistema gerador de energia fotovoltaica com potência de 900 kWp para a Alcatel-Lucent.
- 2012: usina geradora de energia fotovoltaica com potência de 5 kWp, backup de baterias e conexão à rede para o Banco do Brasil.
- 2012: usina geradora de energia fotovoltaica (sistema híbrido) e potência solar de 45 kWp para a CELPA.
- 2012: poste solar de 85 W cada um para a Writesys com potência total de 4.3 kWp.
- 2013: sistema gerador de energia fotovoltaica com potência de 100W (unitário) e Tensão de 12 Vcc para a Alpargatas.
- 2013: sistema gerador de energia fotovoltaica com potência unitária de 2.3 kWp e tensão de 24 Vcc para o Grupo CCR.
- 2014: fornecimento dos primeiros sistemas SIGFI 30 e 80 para a ELEKTRO atender às famílias que se encontram distantes do seu sistema.
- 2015: sistema de microgeração distribuída (conectada à rede) com geração de crédito pela concessionária CELPE e potência total de 30 kWp para o condomínio APIPUCOS da Construtora Queiroz Galvão.
- 2015: minirrede de energia fotovoltaica para a EDP com utilização de baterias e gerador a diesel como backup. Potência total de 160 kWp.